calendário

Human Calendar - veja que dia é hoje. É só procurar a única pessoa que olha para você, as outras 'datas' estarão olhando para o dia de hoje.

Time and Date

Filmes





quarta-feira, 8 de julho de 2009

Pobreza: um assunto de direitos humanos

O mandato ético e intelectual da UNESCO e seu papel na normatização e promoção de políticas a colocam em uma posição chave para contribuir com o primeiro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas (ODMs) para erradicação da pobreza, especialmente a pobreza extrema e a fome.

“... a pobreza pode ser definida como uma condição humana caracterizada pela privação sustentável e crônica de recursos, capacidades, escolhas, segurança e poder necessários para o aproveitamento de um padrão adequado de vida e de outros direitos civis, culturais, econômicos, políticos e sociais” (Comissão das Nações Unidas em Direitos Sociais, Econômicos e Culturais, 2001).

O compromisso formado pelo sistema de direitos humanos das Nações Unidas e os esforços crescentes para isolar a pobreza e examinar sua relação e impacto com a proteção dos direitos humanos básicos alertam para o impacto decisivo e devastador que a pobreza impõe sobre os direitos humanos.
O mundo nunca foi tão rico como agora, assim mesmo, mais de um bilhão de pessoas sofrem de pobreza extrema. A UNESCO está comprometida com a promoção da conscientização para o fato de que a libertação da pobreza é um direito humano fundamental.

A pobreza é entendida como um fenômeno amplo que se refere à estrutura de bem-estar e de participação no cotidiano social e engloba diversos elementos - não somente relacionados à falta de recursos - como a desigualdade na distribuição de renda, a vulnerabilidade, a exclusão social, a violência, a discriminação, a ausência de dignidade, etc.

A UNESCO acredita que desenvolver o capital social significa fortalecer a sociedade civil por meio de políticas que promovam mudanças reais na qualidade de vida das populações. E é considerando isso que procura direcionar seu discurso, suas práticas, suas perspectivas e a alocação de seus recursos para instrumentalizar a educação, a cultura, a ciência e a comunicação buscando elevar os índices de desenvolvimento humano dos povos e constituindo-se num foro de troca de idéias sobre políticas e práticas internacionais exitosas naerradicação da pobreza.

Em todos os projetos e ações das quais é parceira, busca a efetiva interação da população-alvo excluída e objetiva possibilitar a participação de seus parceiros na Agenda Internacional de Desenvolvimento das Nações Unidas e no mandato da Organização, além de engajá-los nos compromissos de erradicação da pobreza, dentro da perspectiva de violação dos direitos humanos.
www.brasilia.unesco.org/areas/dsocial/areastematicas/inclusaosocial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clima / Tempo

Caixinha de Promessas

Pesquisar este blog

Seguidores

Notícias

Powered By Blogger

Pensamentos

Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas.
Eduardo Galeano


O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.

Martim Luther King

"É belo dar quando solicitado; é mais belo, porém, dar por haver apenas compreendido".

Kahlil Gilbran.

A felicidade de grandes Homens consiste em levar amor e solidariedade a quem necessita.

Walyson Garrett


whos.amung.us