calendário

Human Calendar - veja que dia é hoje. É só procurar a única pessoa que olha para você, as outras 'datas' estarão olhando para o dia de hoje.

Time and Date

Filmes





terça-feira, 14 de julho de 2009

Pesquisa feita entre moradores de rua que utilizam o Restaurante Popular - Porto Alegre

14/10/2008 - Prefeitura de Porto Alegre

Pesquisa feita entre moradores de rua que utilizam o Restaurante Popular

SEGURANÇA ALIMENTAR

Há mais moradores de rua obesos do que desnutridos
Levantamento divulgado na manhã de hoje, 14, pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cosans) da prefeitura aponta que há mais moradores de rua obesos do que desnutridos em Porto Alegre. De acordo com a avaliação antropométrica de parte da população de rua, que abrangeu 140 freqüentadores do Restaurante Popular, 78% estão dentro dos padrões normais de nutrição, 15% são obesos e 4% estão desnutridos. O relato ocorreu no Salão de Atos da Ufrgs, durante a Semana da Alimentação.

O coordenador da Cosans, Carlos Antônio da Silva, considera o resultado surpreendente. “O problema da fome, ao que a pesquisa indica, vem sendo enfrentado com eficiência”, avalia. “Agora o próximo passo é controlar a qualidade nutricional dessa alimentação, principalmente a que fazem fora dos equipamentos públicos, pois o levantamento aponta um número expressivo de obesos”.

Oficinas - Para reverter a situação, a Cosans aposta no programa Educando para Alimentação Saudável, que começou em setembro na cozinha comunitária do Centro Vita, na Lomba do Pinheiro. São oficinas ministradas por nutricionistas da Cosans para a população carente. A idéia é levar o projeto também aos moradores de rua que freqüentam os equipamentos da prefeitura, como o Restaurante Popular e o Albergue Municipal.

A pesquisa no Restaurante Popular ocorreu de abril a agosto. A partir da aferição do peso e da estatura dos usuários encaminhados pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), os nutricionistas da Cosans elaboraram a classificação de acordo com o Índice de Massa Corporal.

Os moradores de rua também responderam um questionário sobre hábitos alimentares. Referente à quantidade de refeições ao dia, 32% afirmaram fazer três refeições, 21% duas, 21% uma, 18% quatro, 4% cinco e 2% seis. “Esse é um dado muito expressivo: 42% fazem duas ou uma refeição por dia e utilizam o Restaurante Popular, que de fato vem ajudando muita gente a se alimentar melhor, com um cardápio bem balanceado, com proteína, legumes, verduras e carboidratos”, analisou o nutricionista Rafael Longhi, coordenador da pesquisa. De acordo com Rafael, os problemas de obesidade podem ser creditados à alimentação realizada fora do restaurante, a maioria através de doações (pão, bolachas, massa, salgados).

Dos 140 moradores de rua avaliados, 72% são homens e 22% mulheres. Veja aqui a pesquisa completa. Mensalmente, o Restaurante Popular, localizado no Centro da cidade, serve 720 almoços à população de rua, pagos pela Fasc por meio de convênio. A fundação encaminha usuários da Casa de Convivência I, Casa de Convivência II (Ilê Mulher) e do Programa de Atendimento Social ao Migrante. A avaliação foi feita em parceira com a Escola Técnica do Curso Universitário.

Cozinhas comunitárias - Organizada pela Emater-RS e órgãos do governo do Estado com apoio da prefeitura, a Semana da Alimentação ocorre até domingo, 19. Tem como temas as mudanças climáticas, a bioenergia e a crise dos alimentos. Além da divulgação da pesquisa no Restaurante Popular, realizada de abril a agosto, a Cosans apresentou hoje as ações desenvolvidas em Porto Alegre, com ênfase nas 10 cozinhas comunitárias em pleno funcionamento. Nos próximos dias, haverá também oficinas sobre plantas medicinais, orientações acerca dos alimentos funcionais e feira de produtos das cozinhas comunitáritas. Veja aqui a programação.
Portal da Prefeitura do Municipio de Porto Alegre. Página desenvolvida pela PROCEMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clima / Tempo

Caixinha de Promessas

Pesquisar este blog

Seguidores

Notícias

Powered By Blogger

Pensamentos

Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas.
Eduardo Galeano


O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.

Martim Luther King

"É belo dar quando solicitado; é mais belo, porém, dar por haver apenas compreendido".

Kahlil Gilbran.

A felicidade de grandes Homens consiste em levar amor e solidariedade a quem necessita.

Walyson Garrett


whos.amung.us