calendário

Human Calendar - veja que dia é hoje. É só procurar a única pessoa que olha para você, as outras 'datas' estarão olhando para o dia de hoje.

Time and Date

Filmes





quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Histórico de solidariedade -

Histórico de solidariedade – algumas reflexões

Os gestos de solidariedade social individual e espontânea organizaram-se gradativamente em entidades beneficentes, destinadas a amparar crianças e adolescentes necessitados. Um exemplo pioneiro desta linha de ação foi a criação da "Roda dos Expostos" por Romão M. Duarte em 1732, no Rio de Janeiro, que recebia os bebês abandonados. Essas atividades filantrópicas foram corrigindo seus erros e se aprimorando. No século XX amadureceu a idéia de que estruturas políticas econômicas determinavam as condições sociais que explicavam o pauperismo de grande parte da população, com conseqüências na saúde das crianças e adolescentes. Nasceu o Estatuto da Criança e do Adolescente, de 12 de Outubro de 1990, reiterando o artigo 227 da Constituição Federal: "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar a vida, a saúde, a alimentação, a educação, ao lazer, a profissionalização, a cultura, a dignidade, ao respeito, a liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".

Críticas da atividade das entidades sociais alegam que elas não resolvem os problemas básicos, servindo de amortecedoras de conflitos sem solucioná-los verdadeiramente. A essa alegação pode-se contrapor que é impossível deixar de ajudar a quem precisa no momento em que isso é necessário. Pode-se deixar de socorrer um atropelado em acidente de transito, mesmo sabendo que é preciso construir uma passarela no local? Corre-se o risco de assumir uma atitude niilista, com o sentimento de que o problema ultrapassa os limites da ação individual. A isto se deve contrapor que a realidade social é construída por seres humanos e por eles pode ser modificada, a partir da tomada de consciência individual. Além do mais, o conjunto depende do somatório de ações individuais e não se pode abrir mão da responsabilidade pessoal. A atividade profissional individual deve ser complementada por atividades de outro nível, que contribuam para aperfeiçoar a sociedade. E mais: Não se constrói uma civilização grandiosa visando apenas os lucros imediatos e interesses pessoais. As obras de valor só amadurecem na posteridade. Só os nossos filhos ou netos poderão usufruir a reforma que hoje fizermos. Não é suficiente só evitar a morte de milhares de crianças. É preciso conseguir a sua recuperação física, intelectual, moral e espiritual, a fim de se tornarem personalidades úteis a si, à comunidade e ao país, contribuindo para o desenvolvimento da humanidade.

O positivo desse quadro assustador é que ele motiva as pessoas a se organizarem e acharem soluções principalmente na sociedade civil organizada. Igrejas, ONGs, alianças e movimentos agregam milhares de pessoas em ações de assistência e promoção social. O Brasil é um dos países com o maior numero de ONGs no mundo: educação infantil, centros comunitários, asilos, creches, abrigos para crianças abandonadas e portadoras de deficiências ou de HIV, etc. Existem projetos de protagonismo juvenil, de saúde, cultura, lazer, profissionalização, luta pela moradia, pela terra, pelos direitos humanos, pela paz. É impressionante ver quantas pessoas e instituições mobilizam-se, principalmente das classes media e baixa.

O poder publico, por sua vez, tem programas e projetos como o "Fome Zero", de juventude, de segurança pública, além de melhora da educação, graças ao Estatuto da Criança e do Adolescente, a nova LDB (Lei de Diretrizes de Base para Educação), melhoria de atendimento à saúde graças à implantação do PSF (Programa de Saúde da Família), auxilio moradia, bolsa trabalho, "começar de novo", "renda mínima", seguro desemprego e tentativas de democratização por meio do orçamento participativo. Infelizmente, o resultado desses programas não tem sido suficiente para mudar significativamente a situação social no Brasil.

O segundo setor (empresas) descobriu a sua responsabilidade social. Lamentavelmente os resultados práticos ainda são por demais tímidos ou com interesses conflitantes. Existe a Abrinq, Fundação Ethos, Civis, e outras redes que incentivam principalmente os empresários a assumirem seu papel social. Infelizmente ainda estamos somente no inicio desse movimento.

Resumindo, podemos pensar que essa recuperação do Brasil depende de:


Esforço de empatia e consciência de cada um.
Esforço de se juntar em comunidades solidárias, isto é, da sociedade civil organizar-se.
Diálogo e cooperação entre os três setores da sociedade (empresas, governo e organizações não governamentais).
Criação de políticas publicas de inclusão a nível nacional e internacional.
Os fóruns sociais mundiais, nacionais e regionais são tentativas nessa direção e o Brasil é um dos maiores promotores dos mesmos.

por U. P. Trier, extraído do artigo "Uma janela para o desconhecido"
http://sab.org.br/pedag-wal/pedag.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clima / Tempo

Caixinha de Promessas

Pesquisar este blog

Seguidores

Notícias

Powered By Blogger

Pensamentos

Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas.
Eduardo Galeano


O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.

Martim Luther King

"É belo dar quando solicitado; é mais belo, porém, dar por haver apenas compreendido".

Kahlil Gilbran.

A felicidade de grandes Homens consiste em levar amor e solidariedade a quem necessita.

Walyson Garrett


whos.amung.us